Parcele sua compra em até 10x sem juros ou 10% de Desconto no Pix

1. Introdução

Parabéns por adquirir o mais moderno sistema de monitoramento de pólvora do mercado. Este sistema é totalmente customizável e se ajusta as necessidades individuais.

Ao utilizar pela primeira vez ou após um reset, o equipamento não irá mostrar os dados de nível até ser calibrado. Se você chegou neste manual provavelmente já deve ter percebido que o Powder Monitor não sai da tela com o QR Code sem esta calibração, que será detalhada a seguir.

Nosso equipamento é instalado no topo do polvorímetro, substituindo a tampa. Por meio de um sensor laser Lidar (Light Detection and Ranging) ele é capaz de detectar até as pequenas variações do nível no reservatório e usar um algoritmo para determinar o percentual utilizado.

O sistema ainda utiliza uma calibração opcional para calcular a quantidade restante de pólvora em grains, que pode ser útil para planejar o abastecimento no momento correto.

E logicamente o sistema consta com mecanismos de alerta para que a recarga seja interrompida no momento correto e não exista o risco de cartuchos sem propelente sendo carregados.

O alerta é baseado no nível percentual que o usuário ajustar. Ao atingir este nível determinado o alerta sonoro será acionado e o display irá mostrar o percentual e o gráfico do nível em vermelho. Quando o nível atingir 5% antes do configurado como alerta, os indicadores irão mudar de verde para amarelo, antecipando para o operador o alarme.

É possível ainda desabilitar o alerta sonoro e ter apenas a indicação visual, tal ajuste é pela preferência individual.

Toda operação do equipamento é feita pelo seletor rotativo na parte superior. Este botão possui giro para seleção das opções, e clique pressionando para baixo para abrir o menu e confirmar a seleção.

2. Instalação 

O Power Monitor opera por meio de 4 pilhas AA instaladas no compartimento da parte posterior. A instalação e retirada das pilhas deve sempre ser feita com o equipamento fora do polvorímetro. Para conservação da autonomia, sempre desligue o interruptor quando não estiver utilizando o monitoramento. Todos os dados de configuração ficam salvos, facilitando usar apenas quando necessário.

Para instalação das pilhas basta retirar o parafuso da tampa e retirar a mesma. Acesse o suporte de pilhas com cuidado para não romper os fios de alimentação. Instale as pilhas tomando cuidado com a polaridade, o lado com a mola é o Negativo (-) e o lado sem a mola é o Positivo (+) da pilha.

Após instalar as pilhas, ligue o botão e verifique se o display ligou e que a instalação ficou correta. Feito isto basta recolocar o suporte de pilhas no compartimento e reinstalar a tampa.

Pode-se utilizar pilhas recarregáveis desde que sejam NiCd ou NiMh de 1,2V. Jamais tente utilizar baterias de lítio ou tentar carregar as pilhas sem retirar do Power Monitor sob risco de danificar o equipamento e causar acidentes.

O equipamento possui encaixe em sua parte inferior e deve ser acoplado ao topo do polvorímetro, retirando antes a tampa original do mesmo. A tela deve ficar voltada para o operador de forma a facilitar a leitura dos dados.

O encaixe no polvorímetro não deve ser forçado, verifique se o equipamento é para o modelo correto de polvorímetro e se o mesmo é do diâmetro correto. Alguns polvorímetros podem sofrer deformação do acrílico e precisar de um pouco mais de cuidado para o encaixe correto.

3. Configuração e Calibração

Como informado no início, o Powder Monitor não mostra informações nem gera alarmes enquanto não for calibrado. Isto deve-se a natureza do equipamento de se adaptar a todos usos, além de existir diferenças de dimensões mesmo no mesmo fabricante.

As configurações disponíveis estão listadas abaixo:

- Calibração de Altura Máxima e Mínima (Cheio e Vazio);

- Calibração de Grain por mm de altura;

- Ajuste do percentual de Alarme;

- Ajuste do nível de iluminação do display (backlight);

- Reset para os padrões.

Para fins de orientação neste manual, todo comando no Powder Monitor se dá pelo seletor rotativo no topo do equipamento. Quando o manual citar "gire" entenda girar este seletor e "clique" entenda como pressionar o mesmo para baixo, sentindo um suave clique e confirmando sua seleção de valor ou opção do menu em questão.

O menu é acessado apenas clicando o botão. Nele estarão as opções apresentadas a seguir de forma detalhada. Para sair do menu basta girar até a opção "Sair do Menu" e clicar.

O menu tem um timeout de 60 segundos, caso não seja operado nada neste tempo o equipamento retorna para a tela de operação.

3.1 Calibrar Altura

Por se tratar de um sistema que mede o nível de pólvora por distância, será sempre tratado como altura a distância medida entre o nível superior da pólvora no reservatório até o sensor. Esta distância pode variar entre 25 e 400 milímetros.

Para que o Powder Monitor consiga entender os níveis correspondentes a cheio e vazio no seu setup, uma calibração precisa ser feita. Acesse o menu de configuração e clique na opção "Calibrar Altura". 

Na primeira linha será apresentado em tempo real a medição de altura que o sensor está lendo no momento. Ela serve apenas como referência e pode ser utilizada para confirmar que a leitura estabilizou após instalar e retirar o Powder Monitor no polvorímetro.

Em seguida são mostrados os comandos "Calibrar Vazio" e "Calibrar Cheio" e após os indicadores da memória atual para as alturas correspondentes ao polvorímetro cheio e vazio.

A calibração deve ser feita iniciando com o nível vazio. É claro que para fins de operação, o vazio em geral é na verdade o nível mais baixo de pólvora que seria possível utilizar e não necessariamente a completa ausência de pólvora no reservatório. Lembre-se que não estamos falando do nível de alarme, isto será tratado depois. Coloque pólvora para que fique no nível que você considera como o mínimo operacional, nosso 0% na escala de cheio. O sensor precisa fazer a medição na pólvora, portanto pelo menos uma camada mínima deve ser colocara para formar uma base nivelada.

Após colocar este mínimo de pólvora garanta que ela fique nivelada e não acumulada de um lado apenas. Coloque o Powder Monitor na posição, confirmando que o encaixe ficou correto, verifique que a medição no "Altura Atual" esteja estabilizada, selecione e clique no comando "Calibrar Vazio". Neste momento a distância medida será transferida para o indicador "Altura Vazio". Caso perceba que algo não saiu como desejado basta clicar no comando novamente que o valor será atualizado.

Concluída a calibração de vazio, deve-se fazer o mesmo com o “Calibrar Cheio”, porém desta vez completando a pólvora até o nível que se utiliza como máximo ao abastecer o reservatório. Lembre-se que uma distância mínima de 25mm é necessária entre o sensor de o topo da pólvora distâncias menores serão tratadas como cheio sempre. Novamente o valor lido pelo sensor será registrado no campo correspondente, neste caso de "Altura Cheio".

Com a calibração concluída, selecione e clique em "Salvar" para que os dados sejam gravados como permanentes. Selecione "Sair do Menu" para concluir. Esta configuração não é perdida ao desligar o equipamento.

Após concluir esta configuração o Powder Monitor passará a indicar o nível de pólvora com o percentual de cheio e um gráfico de barra ilustrando.

3.2 Ajustar Nível Alarme

O nível do alarme é o percentual no qual o indicador do display passará para vermelho e o alerta sonoro irá ligar, indicando a necessidade de abastecer o reservatório.

Este nível é determinado pelo usuário e tem como padrão 20% do nível calibrado.

Nesta tela é mostrado o nível atualmente configurado para gerar alarme em percentual e em quantidade aproximada de grains restantes. Para alterar clique no comando "Ajustar Nivel" e selecione o valor desejado girando o botão. Confirme com um clique para retornar a tela anterior, os novos parâmetros serão mostrados.

Para finalizar, selecione e clique em "<Salvar" e depois "Sair do Menu" para concluir. Esta configuração não é perdida ao desligar o equipamento.

3.3 Teste de Grains/mm

Esta configuração tem por finalidade calcular quantos grains cada milímetro de altura do reservatório representa. Deve-se atentar que este é um cálculo baseado em volume e não tem objetivo de ter precisão, apenas para fins de orientação.

O teste se baseia na variação de altura com a adição de uma quantidade conhecida de pólvora, compensando assim o diâmetro e densidade do propelente. Este teste não pode ser feito com o polvorímetro cheio e recomenda-se que ele esteja acima do nível de alarme. Quantidades muito pequenas de pólvora podem gerar resultados com menos precisão, pode-se testar com quantidades diferentes.

Na tela é mostrado a altura lida em tempo real, a quantidade de pólvora do teste e as alturas inicial e final, que inicialmente aparecem zeradas.

Iniciando com o Powder Monitor já calibrado, abastecido com um nível preferencialmente acima do alarme, confirme que a pólvora está corretamente nivelada e o equipamento corretamente encaixando, clique no comando "Calibra Antes". A leitura do sensor é mostrada no campo "Altura Inicial", confirmando que o comando foi executado.

Usando do método mais adequado, faça a medição de uma quantidade de pólvora a ser adicionado no reservatório. Lembre-se de fazer a medição da pólvora apenas, sem considerar peso do recipiente utilizado. É aconselhável utilizar pelo menos 50 grains, podendo ser utilizado mais conforma capacidade do polvorímetro. Tendo o peso determinado, retire o Powder Monitor, adicione a pólvora medida no reservatório, confirme que ficou nivelado e coloque o equipamento de volta no polvorímetro.

Clique na opção "Ajustar Grains" e selecione girando o botão a quantidade correta que foi adicionado. Clique para confirmar, na tela será mostrado o valor ajustado no campo "Grains".

Agora clique no comando "Calibra Depois". A leitura do sensor é mostrada no campo "Altura Final", confirmando que o comando foi executado.

Estando tudo correto, clique em "<Aplicar GR/mm" para que o valor calculado seja aplicado ao sistema, ajustando a indicação de pólvora restante na tela inicial, bem como na tela de nível de alarme.

3.4 Ajustar Grains/mm

Diferente da função anterior, neste caso é usado quando o valor de Grains por milímetro já é conhecido.

Na tela é apresentado o atual valor, que pode ter sido configurado manualmente ou calculado por meio do teste relatado antes.

Para modificar selecione o comando "Ajustar Grains/mm", gire o botão até o valor desejado e clique para confirmar. O novo valor será mostrado na tela. Selecione e clique em "<Salvar" para aplicar a configuração.

3.5 Modelo da Pólvora

Este recurso permite mostrar no display do Powder Monitor o modelo da pólvora em uso. Bastante útil para ter uma conferência no momento de completar o reservatório ou mesmo esvaziar para o tubo correto.

Ao abrir esta configuração será mostrado o modelo atualmente configurado. Selecione e clique na opção "Alterar Polvora" para mudar. Gire até obter o valor desejado e clique para voltar para a tela anterior. Selecione e clique em "<Salvar" para aplicar a configuração.

Quando selecionado 0 (zero), o display irá mostrar "N/D" (não definido). 

3.6 Brilho da tela

Por se tratar de um equipamento alimentado por pilhas, o ajuste do brilho da tela é fundamental para aumentar a autonomia e reduzir a reposição delas. A iluminação do display é o componente que mais consome e, portanto, é recomendado um ajuste de acordo com o ambiente.

O ajuste padrão é 70%, que possui uma boa relação entre iluminação e autonomia, mas pode ser alterado de acordo com a preferência pessoal. Na tela é apresentado o atual valor, que pode ter sido configurado manualmente ou o valor padrão citado.

Para modificar selecione o comando "Ajustar Brilho", gire o botão até o valor desejado e clique para confirmar. O novo valor será mostrado na tela. Selecione e clique em "<Salvar" para aplicar a configuração e gravar o novo valor na memória.

3.7 Buzzer Alarme On/Off

O Powder Monitor tem como princípio básico gerar alertas quando o nível de pólvora no reservatório atinge um determinado nível considerado crítico pelo usuário. Por padrão esta sinalização de alarme é feita pelo display e por alerta sonoro.

Este alerta sonoro pode ser desabilitado caso o usuário prefira. Acessando esta opção o display irá mostrar se o Buzzer está atualmente em On ou Off. Para mudar clique na opção "Alarme / Buzzer", selecione o novo valor girando o botão e clique para confirmar. A opção selecionada é mostrada na tela, selecione e clique em "<Salvar" para aplicar a configuração.

3.8 Reset Total

Esta função faz a restauração de todos os valores para o padrão. Pode ser utilizada caso deseje iniciar a configuração do equipamento do zero.

Para fazer o reset selecione e clique em "Restaurar Padrão", gire o botão para selecionar "Sim" e clique para confirmar. O equipamento vai apagar as configurações atuais e reiniciar.

Caso não deseje prosseguir basta selecionar "Não" e depois "<Voltar" para retornar ao menu principal.

Lembre-se que ao fazer o reset total a calibração é apagada e, portanto, o equipamento volta para a tela com o QR Code solicitando que a calibração seja feita novamente.

4. Cuidados Gerais

Após concluir a recarga é possível deixar o Power Monitor acoplado ao polvorímetro, porém o mesmo deve ser desligado sempre que estiver fora de uso. Jamais deixe o equipamento ligado sem necessidade ou desacompanhado.

O equipamento possui componentes eletrônicos sensíveis como microcontrolador, sensor a laser etc. Não deixe o mesmo exposto ao sol, cuide para não sofrer impactos ou ficar exposto a produtos químicos corrosivos.

Caso o sensor LiDAR localizado na parte inferior venha a sujar e não ler corretamente, use um pincel macio para realizar a limpeza. Aplique movimentos suaves e jamais bata as cerdas contra o sensor sob riso de dano permanente no laser.

Use apenas pilhas Alcalinas de boa qualidade e ao trocar sempre cuide a polaridade delas. Caso use pilhas recarregáveis escolha apenas com células de NiCd e NiMh, jamais use baterias de lítio pois estas têm voltagem diferente apesar do tamanho similar.

Nunca tente desmontar o equipamento além da tampa das pilhas. O acesso inadvertido aos componentes internos sem o devido cuidado podem causar queima por estática. Equipamentos abertos pelo usuário não estão cobertos por garantia.

Caso precise de ajuda ou informação adicional, basta entrar em contato pelos nossos canais de comunicação.